Buscar
  • Maisa Dóris

A arte de falar pouco e faturar alto

A fala estruturada, concisa, forte e absolutamente assertiva nunca esteve tão em alta. Diante da falta de tempo das pessoas e as milhares de informações que chegam até nós o tempo todo. Tudo que você não precisa é alguém que roube seu tempo e energia com blá bla blá. Isso inclusive é ainda mais forte e define o jogo quando o assunto é trabalho e negócios.


“É esperado que os líderes apresentem suas mensagens com confiança e clareza à equipe, clientes, parceiros, investidores e, às vezes, ao público. Essas apresentações podem valer milhões de dólares”. (www.tutano.com.br)


“O custo financeiro do estresse pode ser devastador para as organizações. Estresse relacionado ao trabalho pode ser desmotivador para a equipe, gestores e executivos. Habilidades eficazes de apresentação reduzem a falta de comunicação, que é provavelmente a maior causa de estresse relacionado ao trabalho”. (www.tutano.com.br)


“Engana-se quem acredita que, se um produto ou serviço possui qualidade, ele se venderá sozinho”. (www.SmartTalk.com.br)

Basicamente são 5 elementos que você deve considerar para buscar insanamente ser objetivo em suas falas seja em apresentações formais ou informais:


Gerar credibilidade

Fomentar vendas

Criar uma experiência emocional com seu público

Criar diferenciais importantes frente à sua concorrência

Tornar seu trabalho mais fácil e atrativo

Seja como empregado ou empresário, a boa performance de ambos está muito ligada a essa concisão, a esse tom prático e inteligente de pensar estruturalmente e emocionalmente, representar solução para quem te ouve, seja seu chefe, seu investidor ou seu cliente.


Percebe? Essa é a pegada! Não muda! As pessoas querem identificar o que você tem a oferecer a elas que satisfaça um desejo que elas trazem e que só você possa fazer... caso você não tenha esse tripé ela simplesmente se "despluga" do seu canal e inconscientemente já coloca o tempo dela em outra coisa ou pessoa. Impiedosamente assim. Ou a gente domina esse jogo, ou estamos fora!


São poucos os passos necessários para conquistar falas poderosas e a assertividade acontecer. Basicamente se faça as seis perguntas:


Qual o seu objetivo?

Qual seu público?

Qual sua mensagem?

Qual sua postura?

Qual seu material de apoio?

Qual será suas mensagens chaves pós apresentação?

No mundo dos negócios eu cansei de ver o emocional sendo posto de lado e o racional orientando tudo. Então, se por acaso ainda exista em você dúvidas após este artigo que eu espero ter ajudado, saca essa e se joga.


Faça o teste: coloca o emocional em algum lugar, mas tire-o da sua frente. Pense com a razão e interiorize esses passos que só são simples quando o nosso emocional não está no controle.


Depois me conta como foi?


#boramelhorar

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Maisa Dóris © 2020