Buscar
  • Maisa Dóris

Você sabe de verdade a diferença entre estratégia e tática?

“A estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória. Tática sem estratégia é o ruído antes da derrota”. (Sun Tzu)


Tem umas definições que todos nós temos a certeza de que sabemos, e diferenciar estratégia de tática é a campeã nesse quesito. Entre os clientes que atendi e atendo, a maioria esmagadora se perde nessa hora. Ou por ter a certeza de que sabe, ou por ter a certeza de que tem uma e outra bem definida, porém quando os resultados não saem como planejados vem um bad vibe e começa a lamúria. O problema é que mais uma vez não cogitam que o erro pode estar no mais simples, como diz o ditado: “Deus e o Diabo moram dos detalhes”.


E por ser tão simples, e tão básico eu diria, a estratégia e a tática acabam ganhando pouco tempo dedicado a elas, a pensarmos sobre elas. Porém, concorda comigo que tudo que vier depois da definição dessas criaturas é pura execução? E execução atabalhoada vai dar ruim? Então! É por isso que eu amo discutir o conceito das coisas, ir para o macro, para depois pensar micro. Discutir conceito e, o porquê das coisas, para depois você se jogar no “como”. Faz sentido?


Dessa forma, pense a estratégia como o caminho que você vai trilhar e a tática como o veículo que vai te levar para lá. Do ponto de vista prático agora: se você tem um trabalho de prospecção a fazer com o objetivo de atrair novos clientes, defina como estratégia, por exemplo, criar novas oportunidades de relacionamento com seu público e então nesse caso “promoções” para novos clientes pode ser uma tática, grupos exclusivos de WhatsApp para novidades outra tática, e por aí vai. Todas as táticas estão, portanto, debaixo do guarda-chuva “estratégia. E tudo bem de você ter mais de uma estratégia, desde que separe bem as ações táticas, de modo que elas “conversem” com a estratégia, isto é, que façam sentido.


Um outro ponto a se levar em conta para avaliar suas estratégias e táticas é o tempo de execução dedicados a elas versus o resultado obtido. Mas isso é outra história e vou tratar no próximo artigo. Espero que tenha te ajudado de alguma forma em seu negócio ou ideias para novos negócios.


#boramelhorar

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Maisa Dóris © 2020